Sons e músicas
Como num filme de terror – o tema de Psicose é de Bernard Herrmann, composto em 1960.
Uma abstração criada por nós – a vinheta do plantão da Globo foi usada pela primeira vez em 1991, foi composta por João Nabuco.
Tambor Topoke – os Topoke, da República Democrática do Congo, viveram em relativo isolamento até os anos 1930. O tambor que anuncia a morte foi gravado em 1959 e hoje faz parte do acervo do Instituto Smithsonian. As duas outras gravações no mesmo trecho do episódio são canções de festa e de lamento, e também fazem parte da mesma gravação.
A marcha fúnebre de Frédéric Chopin foi composta em 1839, versão de Alberto Cobo.
Haka de guerra – O Peruperu, Haka de guerra dos Maori, foi gravado em 1938 na cerimônia de abertura da Tūrongo House. O locutor é o inglês Charles Bennett.
Haka dos All Blacks – partida de rugby entre Brasil e Nova Zelândia, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, em 2018.
Violino no metrô – gravado em Moscou, Rússia, a violinista nao foi identificada.
Sons sobrenaturais ou divinos (Aleluia) – trecho do oratório ‘O Messias’, que Georg Friedrich Händel compôs em 1742, executada pelo English Concert & Choir.
Rugido do tigre pode ter vindo da TV – narração de David Attenborough no documentário da BBC ‘Tiger – Spy in the Jungle’.
Sons dos gaviões-urubu, tesoura e azul obtidos no site wikiaves.
O urubu e o gavião – composto e gravado por Pixinguinha em 1930 e disponível no site do IMS.
Textos, vídeos e outras fontes
Sobre a música dos Topoke – As gravações das músicas dos Topoke virou disco lançado pelo selo Smithsonian Folkways. O encarte do disco fala sobre a vida dos Topoke e dá detalhes sobre as músicas gravadas.
A história do fonógrafo de Edison e a visita ao escritório da Scientific American estão em artigo no site da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.
Sobre a vida e a infância de Pixinguinha no Rio de Janeiro nos primeiros anos do século XX.
BREGMAN, A. Auditory – Scene Analysis: The Perceptual Organization of Sound. Cambridge,
MA, MIT Press, 1990.
CANDIDO, D.; NUNES, L. – Mitologia e Climatologia: um estudo das divindades relacionadas à ocorrência de tempo severo . Revista Brasileira de Climatologia, Ano 8, Vol. 11, 2012.
CARRINGTON, J. – Talking Drums of Africa. Londres, Carey Kingegate Press, 1949.
GLEICK, J. The Information . Nova York, Vintage Books, 2011 (sobre tambores falantes africanos).